Considerações importantes a se fazer antes de comprar a sua cama e o seu colchão

Tipo de cama, colchão e biotipo do comprador são alguns dos critérios para escolher a cama e colchão ideal

A cama e colchão perfeitos não existem, porém, algumas dicas valiosas podem te auxiliar bem na hora de decidir qual comprar. No mercado, temos variedades de colchões e camas, sendo as mais populares camas tradicionais e as camas box. A primeira possui estrado, cabeceira e laterais e o colchão deve ser comprado separadamente. A cama box não possui estrado, o colchão pode ser embutido ou não e não existem laterais, o que economiza espaço – especialmente em ambientes pequenos. Com o designer moderno, combina com qualquer decoração de quarto.

A cama box tem uma versatilidade que a tradicional não oferece. São ofertados quatro tipos de camas box: solteiro, geralmente encontrado em três medidas: 78cm x 1,88 cm, 88 cm x 1,88m ou 1m x 2m; padrão, normalmente possuem as mesmas medidas de uma tradicional, com as dimensões 1,38m x 1,88m; queen size, modelo um pouco maior do que o padrão, com medidas de 1,58m x 1,98m. Para casais que dormem juntos, este modelo traz mais comodidade; e king size, sendo ainda maior com 1,93m x 2,03m. Por ser uma cama grande, é recomendado medir o ambiente, sem descontar os móveis que já possui.

No que se refere à modelos de cama box, existe uma para cada necessidade e bolso. Com gavetas, baús ou compactas, sua multifuncionalidade é perfeita para quem precisa de espaço para guardar objetos. Veja alguns recursos disponíveis para camas box:

Duplo box – Acompanha colchão auxiliar. É uma excelente opção para quem recebe muitas visitas em casa e não quer ou não pode adquirir uma cama extra.

Cama box baú – Esse modelo tem um baú na parte de baixo, espaço que pode ser usado para guardar objetos ou até mesmo roupas de cama.

Cama box com gavetas – Possui algumas gavetas e a quantidade varia de acordo com o modelo escolhido. Como na cama box baú, também possui espaço para armazenamento de objetos.

Assim como as camas box, colchões também tem suas particularidades, e um colchão escolhido de forma errada, pode afetar suas noites de sono. Antes de comprá-los, considere fazer uma avaliação sobre as tecnologias oferecidas, pois elas têm influência direta na durabilidade do produto. É importante que o colchão respeite a curvatura natural da coluna e suporte todas as zonas do corpo. Lembre-se que a vida útil do colchão tem duração média de 8 a 10 anos, mas com alguns hábitos como colocá-lo ao sol e higienizá-lo, podem durar mais. Conheça abaixo os tipos de colchões e suas tecnologias.

Espuma – Este tipo de colchão pode ser usado em camas tradicionais ou box. Tem bom isolamento térmico, o que é bom no inverno, mas nem tanto no verão. É muito importante verificar se a densidade escolhida está de acordo com o seu biotipo, para isso, basta fazer uma consulta rápida à tabela do INER.

Molas – Possui melhor ventilação do que os de espuma e os de látex. É indicado para quem transpira muito. Com os anos de uso, existe o risco de as molas se partirem ou perderem elasticidade, provocando deformações. Existem tecnologias que evitam que o colchão balance quando o outro se mexe e que são indicados para casais. Algumas delas: molas ensacadas individualmente; molas tripower (bonnel) e sistema de molejo LFK.

Látex – Contém um núcleo de borracha natural ou sintética. O látex é perfurado, oferecendo boa ventilação e firmeza no colchão. 

Água – Constituído por um saco de borracha ou PVC cheio de água, é muito pesado e difícil de transportar. Tem boa adaptabilidade ao corpo, porém com os movimentos durante a noite, pode causar ruídos e dificultar o sono.

Ortopédicos – O colchão ortopédico é  composto por gel ou espuma viscoelástica, material que permite ótima distribuição da pressão do corpo sobre o colchão, evitando feridas em pessoas acamadas.

Pillow Top – A tecnologia pillow top é uma camada extra de espuma (geralmente de 10cm) que é colocada sobre o colchão, garantindo mais conforto aos usuários.

Entendemos que é fundamental uma boa pesquisa antes de comprar sua cama e seu colchão, para este último indicamos – caso seja possível – um teste em loja física. A escolha de um bom fabricante também é um ponto importante, veja se os produtos são feitos com materiais de qualidade e se o fornecedor oferece garantia.

Caso vá trocar sua cama ou colchão, pedimos que não os jogue nas ruas ou em terrenos baldios, isso é considerado crime ambiental e é passível de multa. Escolha fazer o descarte de forma correta, a prefeitura da sua cidade pode te ajudar nisso. Pense no futuro e preserve o meio ambiente.

Saiba mais

Colchões: como comprar – Minha Saúde

Como comprar cama box: tudo o que você precisa saber – Promobit

O que devo observar ao comprar cama box? – Colchões American Flex

INER – Pró Espuma

Veja a forma correta de descartar móveis e eletroeletrônicos – UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × cinco =

Últimas notícias

COMPARTILHE ESSE POST​

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Contrate a Mix Montagens

MAIS
ARTIGOS

Atendemos mais de 650 cidades​

×

Olá =)

É só clicar abaixo para bater um papo pelo WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

×