Ácaros, bactérias e fungos – agentes causadores de alergias que habitam seu sofá e estofados
MIX MONTAGENS

Conheça os perigos que habitam os seus estofados

Se você pudesse enxergar a colônia de ácaros, bactérias e fungos que existem nas entranhas dos tecidos e espumas do seu sofá e estofados, com certeza não compartilharia mais os momentos de “filminho” da tarde com eles. Isso porque não há benefícios nesse contato, somente malefícios, dos quais podem comprometer diretamente a sua saúde e a de sua família.

Ácaros, bactérias e fungos são agentes causadores de alergias e problemas respiratórios, como asma, bronquite e rinite. Eles estão presentes pela casa toda: nos sofás e estofados, como cadeiras e poltronas, nas almofadas, cortinas, tapetes, colchão, nos brinquedos de pelúcia, dentre outros. O acúmulo desses agentes pode parecer inofensivo, mas eles podem ser mais prejudiciais do que imaginamos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população possui algum tipo de alergia. Os grupos que são mais afetados são crianças, que estão com seu sistema imunológico em desenvolvimento, e idosos, que por conta da idade avançada tendem a ter o sistema imunológico deficiente. Algumas medidas preventivas podem aliviar os sintomas de alergias, uma delas é a higienização dos estofados.

Uma mistura simples de água, vinagre branco e bicarbonato de sódio, em conjunto a uma escova de cerdas macias podem tirar, superficialmente, uma parte da sujeira acumulada em estofados, principalmente em sofás com materiais de tecidos como linho, camurça ou algodão, por exemplo. Sofás de couro ou emborrachados não ficam isentos da limpeza, basta um pano úmido e uma toalha macia para tirar o excesso de água e da sujeira.

Entretanto, para uma limpeza profunda e completa, é recomendado profissionais especializados em higienização de estofados, que farão uma remoção mais eficaz daquilo  que fica impregnado ao longo do tempo no tecido: como restos de comida, pêlos de animais e poeira. Lembrando que a limpeza de estofados vai além do tecido, as espumas (o “palácio” dos ácaros e bactérias) precisam ser higienizadas do mesmo jeito.

Precisamos ter em mente que a higienização dos seus móveis – em especial os sofás -, não devem ser feitas apenas por estética, mas pensando na sua saúde e de seus familiares.

Recomendamos a contratação de um profissional qualificado, que cuidará do seu estofado com produtos específicos para cada tipo de tecido. A limpeza caseira é uma solução provisória, prefira algo duradouro e de qualidade para os seus estofados.

Saiba mais:

Dia Mundial da Alergia: doença que atinge 30% da população brasileira e pode levar à morte, Unimed, Blumenau [www.unimed.coop.br]

Doenças respiratórias crônicas, Organização Mundial da Saúde

Informações sobre alergia, Hospital Sabará 

Por que idosos estão entre os grupos mais vulneráveis ao coronavírus? Saiba quais são os riscos, G1, Bem Estar
Manter o sofá limpo é essencial para evitar problemas de saúde, G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × cinco =

Últimas notícias

COMPARTILHE ESSE POST​

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Contrate a Mix Montagens

MAIS
ARTIGOS

Atendemos mais de 650 cidades​

×

Olá =)

É só clicar abaixo para bater um papo pelo WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

×